A Menina da Montanha - Tara Westover

 Faz semanas que quero escrever sobre esse livro e aqui estou (muito feliz por estar de férias por sinal hehe). Às vezes o inesperado traz boas surpresas e essa leitura foi uma delas.

Peguei A Menina da Montanha (título original: Educated) aleatoriamente da estante da minha mãe, e comecei a leitura só sabendo da premissa de que a Tara, autora e protagonista desse livro, esteve em uma sala de aula pela primeira vez somente quando tinha 17 anos. 

Esse livro me acompanhou por mais de um mês (no caso acompanhou em casa kkkkkkkkk) e foi bom eu ter lido ele no ritmo que li, porque senti como se estivesse absorvendo mais cada palavra que a Tara colocou no papel. 



Sinopse

Eleito o livro do ano (2018) pela Amazon. Escolhido como um dos livros do ano pelo Bill Gates e indicado pelo ex-presidente americano Barack Obama, além de figurar entre a lista dos mais vendidos do NYT, Tara Westover tinha 17 anos quando pisou pela primeira vez em uma sala de aula. Nascida nas montanhas de Idaho, Estados Unidos, era a caçula de sete irmãos. Guiados pelo fanatismo do pai, todos estavam sempre se preparando para o fim do mundo, estocando conservas e dormindo com uma mala pronta para o caso de fuga. No verão, ajudava a mãe, parteira e curandeira, a fazer remédios medicinais. No inverno, coletava sucata com o pai. Além do sistema de ensino, seu pai também desconfiava dos hospitais, por isso Tara jamais viu um médico durante a infância. Cortes, machucados e até mesmo graves queimaduras eram todos tratados em casa. A família estava tão isolada da sociedade que não havia ninguém para garantir que as crianças recebessem educação, nem para intervir nos casos de violência. No entanto, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu tentar um novo tipo de vida. Aprendeu matemática, gramática e ciências para prestar o vestibular, e foi admitida na Universidade Brigham Young. Sua busca pelo conhecimento a transformou, fazendo-a atravessar oceanos e continentes, até chegar às universidades de Harvard e Cambridge, na Inglaterra. Foi quando se deu conta de quão longe tinha viajado, e se perguntou se ainda existiria um caminho de volta para casa. A menina da montanha é um relato autobiográfico sobre a busca de uma nova identidade. É um conto sobre lealdade familiar e sobre o luto de romper estes laços. Com a intensa sensibilidade que distingue os grandes escritores, Tara Westover nos oferece uma história universal que resume o sentido da palavra educação: a perspectiva de ver a vida com novos olhos, e a vontade de mudar.


O que mais me emocionou com essa história foi conseguir sentir a necessidade da Tara de ser protegida e amada pela família versus a dura realidade dela. Esse livro definitivamente mostra as diferentes faces do amor, e como ele, nas palavras do sábio Loki, "é lindo até fazer você sangrar".

A força e perseverança da Tara foram fascinantes de se ler. Acho que já comentei em todos os lugares possíveis que, inúmeras vezes, me peguei esquecendo que se tratava de um relato autobiográfico e não de uma ficção. Todos os acidentes, os abusos, a negligência familiar, toda a jornada da Tara, desde a infância até a vida adulta, me trouxeram diversos sentimentos intangíveis. 

(é até estranho/"engraçado", para mim, o tanto que essa leitura conteve, e o quanto sinto sobre ela, e a dificuldade que tive em colocar em palavras tudo que passou pela minha cabeça por conta dela)

Uma passagem em especial me fez relembrar algo que ouvi de uma professora sobre a importância de se conhecer a história e aprender com erros passados. A Menina da Montanha traz o amadurecimento dessa garotinha, agora mulher, e o contraste do que foi ensinado a ela e a percepção de mundo que ela passou a ter, mostrando como a educação é capaz de expandir perspectivas e futuros.



p.s.: houve vários momentos em que tive que me segurar para não me acabar em lágrimas e momentos em que realmente tive que deixar elas saírem porque... damn


Obs.: essa leitura foi uma das minhas preferidas da vida, porém possui gatilhos e eu realmente recomendo que verifiquem quais são caso desejem ler o livro também


Comentários

Postagens mais visitadas