Resenha (?) de Proibido - Tabitha Suzuma



Esse é o meu primeiro post no blog e estava em dúvida sobre o que abordar. Ultimamente não estou lendo como eu realmente gostaria :( então me veio a mente escrever as impressões mais marcantes (sendo elas boas ou não) que alguns livros deixaram em mim (nesse e em posts futuros). Como a maioria dos livros sobre quais escreverei foram lidos há um bom tempo atrás, não vou entrar em muitos detalhes específicos por motivos de memória rs

Bom, resolvi começar com um livro meio polêmico (por tratar de um assunto tabu) e ele se chama "Proibido" (original: Forbidden)



Sinopse

Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

Espero que não seja um spoiler, mas esse definitivamente foi um dos livros que mais me fez chorar. Tabitha consegue escrever sobre um tópico sensível de uma maneira delicada e crua, nos mostrando um amor muito lindo entre dois jovens, que apesar do parentesco, durante a leitura muitas vezes o(a) leitor(a) se pegará esquecendo do porquê "algo tão certo pode ser tão errado?" nos olhos da sociedade. Mesmo que por algum motivo (falta de coração talvez, brincadeiraa) o romance não consiga ser aceito por quem está lendo, as personalidades e o caráter dos protagonistas já são razão suficiente para começar a ler Proibido (juro que não estou sendo patrocinada). Aliás, a Maya e o Lochan são uns dos meus personagens literários preferidos. Essa dupla tem um amor enorme pela família e as cenas com os irmãozinhos deles eram cenas que, pra mim, eram especiais de serem lidas. Uma coisa que achei interessante também, durante minha leitura, foi como a autora colocou a visão dos dois sobre esse tabu, e mostrou como isso afetava eles por ser algo que eles também não compreendiam ou conseguiam explicar. A principal "lição" que tirei de Forbidden, que na minha opinião era a grande mensagem que a autora quis passar, foi a de que o amor é um sentimento enorme com seus altos e baixos, e que, toda forma de amor, por mais que incompreendida pelos outros, deveria, pelo menos, ser respeitada.


Ps.: sou péssima dando estrelas para o que for então resolvi não colocar nenhum tipo de classificação dos livros e é isso bjs


Comentários

Postagens mais visitadas