Pax - Sara Pennypacker


O livro que acabei de ler é Pax da Sara Pennypacker (eu da edição de novo: escrevi faz dias o post kkkkkkk). Tenho esse livro há um bom tempo, e já tinha lido um terço dele antes. Não continuei na época, porque fiquei sem coragem de continuar, e acabei deixando para depois. Digo isso porque meu ponto fraco são histórias com animais ( juro, amo Sempre Ao Seu Lado e é um dos meus filmes favoritos, mas faz uns anos que evito rever por motivos de 💔). 

Finalmente peguei Pax de novo para ler. Depois de Uma Vida Pequena eu tinha que ler alguma coisa (esse livro me deixou em um humor estranho: metade quase de ressaca literária, metade necessitando ler qualquer coisa) e bem que eu poderia ter escolhido outra história, porque se chorei de novo? Sim ou sim? 



Sinopse

Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas. Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos. Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.


Não tenho muito o que acrescentar sobre a história em relação a sinopse, porque ela já diz o que acabei tirando da narrativa. O livro, além de mostrar a história de lealdade entre o Pax e o Peter, também aborda a relação dos humanos com o meio ambiente, criticando mas, ao mesmo tempo, dando um pouco de esperança sobre isso, e também falando de segundas chances e recomeços.

Foi uma leitura boa mas, não vou mentir, não virou um dos meus livros preferidos. É um livro bem legal e até recomendo ele, porém não teve um impacto grande em mim (ok, chorei? chorei, mas o ponto não é esse kkkkkk). Adorei tanto o Peter quanto o Pax e, aliás, gostei bastante das descrições e da narrativa pela perspectiva do Pax.

Acho que não me conectei tanto com a história, justamente, por eu ter lido ela após Uma Vida Pequena. Como disse antes, o tal do humor estranho. Por isso se já pensou em ler Pax, leia. É uma história linda na verdade, porém como eu disse, acho que o timing para mim que não funcionou.




P.s.: Tive que colocar alguns dos detalhes da edição desse livro aqui porque adorei eles. Vou deixar também a frase que aparece logo antes do primeiro capítulo.


"Não é porque não está acontecendo aqui que não está acontecendo"



Comentários

Postagens mais visitadas