Um Post Improvisado

   

(arte do Monge Han, que me deu um enorme sentimento de identificação anos atrás, quando vi um dos quadrinhos dele (espero que eu possa usar aqui hehe))


aqui vai uma reflexão que eu queria que vcs passassem a fazer.

percebi que às vezes minha vontade de escrever surge porque minhas emoções precisam de um lugar para serem colocadas para fora. esse é um desses momentos.

2020 foi péssimo para todo mundo. e eu passei ele em casa basicamente (assim como quem está lendo acho). 

hoje eu estava na cozinha numa conversa com minha mãe e meu pai. o assunto era sobre a situação atual e chegou numa parte em que meu pai disse: "estou saindo pouco mas já percebi que mudou. pessoas que eu nem conheço às vezes me olham estranho".

e cara, como machuca ouvir isso. principalmente porque envolve pessoas que amo muito.

aqui vai o contexto: eu tenho descendência japonesa. meu pai tem também. minha mãe. meu irmãos. nós não nascemos no japão. nascemos no brasil, somos brasileiros. mas as pessoas não entendem assim. não é de agora, mas piorou.

e adivinha porque as pessoas passaram a olhar mais, estranhar mais? ah é, pq são ignorantes e preconceituosas.

sabe o que dói mais? pessoas que acham que não é um tipo de racismo também. que acham que é frescura. 

(eu e minha melhor amiga conversamos ontem mesmo sobre isso, te amo e brigada por tudo) 

a reflexão que eu queria propor é: vocês já agiram assim perto de descendentes de asiáticos/ asiáticos? se já, e nem pensaram sobre depois, sugiro que vocês passem a pensar com mais afinco sobre.

não adianta vir falar de black lives matter e ser ignorante sobre outros tipos de preconceito.

se vocês sabem de algum amigo, ou amiga, que já fez piadinhas. ou lembrou de algum momento que vocês riram junto. ou foram coniventes, ficaram na sua. foram uma das pessoas que direcionaram um olhar desconfiado. o que eu queria pedir com esse post é: reflitam.

porque altitudes assim machucam. 


p.s.: para quem ainda não entendeu, essa pandemia tá fazendo muita gente ficar ainda mais racista e xenofóbica sim. já passei por uma situação péssima lá pra março do ano passado, quando todo o problema só tava começando aqui. 

p.s.2: sim, a cultura asiática também está ficando mais popular com as pessoas que amam kpop, doramas, animes. sabe o problema também? o bando de gente fetichista que não entende que age errado.

p.s.3: nunca escrevo desse jeito quando vou postar, com letras minúsculas depois dos pontos. perdoem que hoje teve que ser desse jeito, improvisado mas de coração.


Comentários

Postagens mais visitadas