Filha das Trevas - Kiersten White


Não vou enrolar muito para falar do livro, então não desistam de ler o post por favor kkkkkk

Só queria dizer que, li uns livros (Filha das Trevas sendo um deles) já faz umas semanas, e só estou escrevendo sobre eles agora. Explicando: como eu não queria que o insta do blog colocasse sobre mim uma pressão para ler mais rápido (e tirar toda a graça e experiência de ler que, para mim, é o essencial), estou enrolando para escrever aqui e lá, para ter liberdade de fazer tudo no meu tempo. Enfim, a resenha.

Acabei lendo Filha das Trevas, primeiro volume da Saga da Conquistadora, porque fui obrigada por uma amiga kkkkkk mentira (foi quase isso). Segundo ela, meu gosto para livros é bom e confiável 🙃, por isso me pediu para ler antes dela, e dar meu selo de aprovação ou não (aliás amg, fiz o suspense mas 👍). 

Estava com expectativas neutras para esse livro, até porque, tinha lido, no máximo, só umas quatro linhas da sinopse, e acabei me surpreendendo com ele. 


Sinopse

Ninguém espera que uma princesa seja brutal. Lada Dragwyla e o irmão mais novo, Radu, foram arrancados de seu lar em Valáquia e abandonados pelo pai – o famigerado Vlad Dracul – para crescer na corte otomana. Desde então, Lada aprendeu que a chave para a sobrevivência é não seguir as regras. E, com uma espada invisível ameaçando os irmãos a cada passo, eles são obrigados a agir como peças de um jogo: a mesma linhagem que os torna nobres também os torna alvo. Lada despreza os otomanos. Em silêncio, planeja o retorno a Valáquia para reclamar aquilo que é seu. Radu, por outro lado, que apenas se sentir seguro, seja onde for. E quando eles conhecem Mehmed, o audacioso e solitário filho do sultão, Radu acredita ter encontrado uma amizade verdadeira – e Lada vislumbra alguém que, por fim, parece merecedor de sua devoção. Mas Mehmed é herdeiro do mesmo império contra o qual Lada jurou vingança – e que Radu tomou como lar. Juntos, Lada, Radu e Mehmed formam um tóxico e inebriante triângulo que tensiona ao limite os laços do amor e da lealdade. Sombrio e devastador, este é o primeiro livro da mais nova série de Kiersten White. Cabeças vão rolar, corpos serão empalados... e corações serão partidos.


O livro tem o ponto de vista de dois irmãos, a Lada e o Radu, se passando no Império Otomano por volta de 1400.

Adorei a força e a personalidade da Lada. E adorei a astúcia e gentileza do Radu. O fato de a autora ter começado a história com a infância dos dois irmãos, fez com que o desenvolvimento e amadurecimento deles ficasse mais evidente. Apesar de eu ter gostado da Lada também, confesso que me apeguei mais ao Radu.

Se forem ler esse livro esperando um ótimo romance... Bem, só tenham em mente a cultura e a época em que a história é ambientada (traduzindo: harém. Não vou falar mais que isso).

Mas sério, quanto ao romance, honestamente, me vi meio indiferente quanto a ele (se eu desse uma classificação com estrelas para os livros, talvez eu tirasse uma de Filha das Trevas por causa desse tópico).

Para mim, o forte do livro são os personagens. A Kiersten White realmente me surpreendeu por ter me feito gostar deles (parênteses aqui para dizer que é o primeiro livro que leio dela e que gostei da escrita), principalmente por eu ter estado naquele humor estranho em relação aos livros por causa de Uma Vida Pequena (tô me sentindo muito mais crítica e meio desconectada das histórias kkkkkk cada k um "o que que a Hanya fez comigo *scr*" )

Continuando no quesito personagens, tenho algumas reticências quanto a isso por certos momentos, não vou mentir (apesar da boa surpresa), porém gostei do que a Kiersten escreveu na nota da autora: "Meu objetivo neste livro foi encontrar um meio-termo. Em minha pesquisa, descartei várias fontes que faziam a balança pesar com força demais para um lado ou outro"

Isso é ela dizendo que ela quis escrever alguns personagens ambíguos, nem completamente corretos em suas ações, e nem completamente errados. Ambos. 

(off: minhas reticências não foram por isso)

Definitivamente fiquei com vontade de ler os outros livros (apesar de eu ter uma ideia do que vai acontecer no quadro geral porque, bem, ficção histórica hehe), mas vou esperar um pouco para isso porque acho que irei aproveitar mais se deixar para depois.


Ps.: o "ps" dessa vez é para quem já leu. A cena no final, da sacada e dos aposentos do sultão, com uma certa luta... *chef kiss* 

Comentários

Postagens mais visitadas