A Troca - Beth O'Leary

 

 Eu não estava planejando fazer post sobre esse livro tão rápido mas bem kkkkk li ele em um dia (esse dia no caso sendo ontem) então pensei "por que não fazer resenha agora?"

Normalmente coloco a sinopse aqui (quando for lançado pela intrínseca vou editar e colocar) mas, como não tem uma ainda, irei fazer uma breve introdução (espero que tenha ficado decente):



 A Troca, da autora Beth O'Leary, é um livro com as narrativas da Leena (29 anos) e da Eileen (79 anos), neta e avó que, buscando superar o luto e se autodescobrirem novamente, decidem trocar de moradias por dois meses. A Leena é uma profissional bem sucedida que mora em Londres, porém vem trabalhando demais para se distrair de uma perda familiar. Esse excesso no trabalho acaba deixando-a exausta e, após cometer alguns deslizes, sua chefe lhe dá uma folga de dois meses para espairecer. A Eileen mora numa cidadezinha no interior da Inglaterra e, recentemente, se divorciou após ser traída pelo marido. Com suas vidas fora do eixo, buscando encontrar um equilíbrio novamente, Leena vai passar seus meses de férias na casa da avó em Hamleigh-in-Harksdale e Eileen vai morar temporariamente no apartamento da neta em Londres. Quais serão as novidades que essa troca trará para a vida das duas?


O rumo da história para mim foi bem fácil de assumir e adivinhar. Nem por isso deixei de ficar com um sorriso pela maior parte da leitura (pode revirar os olhos mas sério, me diverti muito lendo).

Não pude deixar de me lembrar de Um Mais Um, da Jojo Moyes, pois ambos os livros me fizeram rir bastante, e o Hank (labrador preto que aparece em A Troca), me fez pensar no Norman (labrador que está em Um Mais Um). Juro, esses dois cães 😂

Risos a parte, adorei que a autora escolheu uma personagem com a faixa etária da Eileen como uma das protagonistas. O livro alterna entre o ponto de vista dela e da Leena, e ambas são personagens independentes e inspiradoras. Na verdade, todas as personagens femininas no livro são bem legais (okay, há uma excessão, mas sem comentários kkkkk) e certos homens também (não irei mencionar nomes 👀).

O que tirei da história e que, para mim, realmente foi o ponto forte do enredo, é sobre o modo como tratamos pessoas mais velhas. Me vi refletindo sobre quantas pessoas de idade não se sentem solitárias ou abandonadas por não terem mais ninguém com quem conversar (porque sim, muitas são simplesmente esquecidas).

O livro também traz outras questões importantes ao longo de sua narrativa (como depressão e relacionamento abusivo) e, mesmo que não aprofundadas (e serem apresentadas em personagens secundários), não acho que tenham sido abordadas com descaso.

Resumindo, esse livro foi uma leitura leve e divertida, mesmo falando sobre perda e recomeços. A história não sai muito do clichês românticos no geral, mas achei diferente a abordagem da autora (ao trazer personagens com idades mais avançadas) e gostei da representatividade feminina presente no livro.


P.s.: confesso que não consegui me apegar muito a parte sobre o luto porém, em contrapartida, adorei a conexão que é criada entre os personagens nessa história (queria muito mencionar aqui mas não vou estragar a surpresa).

Comentários

Postagens mais visitadas